quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Protecção Electrostática – ESD (ElectroStatic Discharge)

A descarga electrostática é um fenómeno das descargas electrostáticas (ESD, do
inglês electrostatic discharge), apesar de amplamente conhecido, é negligenciado em muitos casos, principalmente no âmbito da manutenção de equipamentos electrónicos instalados junto ao sistema eléctrico de potência (relés, cartões electrónicos, controladores lógicos programáveis, etc.). Este trabalho tem por finalidade a apresentação de uma visão geral sobre os possíveis efeitos das descargas electrostáticas. Serão apresentadas medidas preventivas contra o Problema, visando a uma maior eficiência no processo De manutenção, além de maior confiabilidade na Operação de equipamentos sensíveis instalados em Subestações, usinas e outros.
As descargas electrostáticas provocam no momento em que um indivíduo carregado toca em algum ponto aterrado, a energia potencial acumulada em seu corpo é descarregada. A descarga pode ocorrer pelo contacto directo de alguma parte do corpo humano ou através de algum objecto metálico segurado pelo indivíduo (por exemplo, uma chave de fenda não isolada). Em função da energia acumulada no corpo, a descarga pode ocorrer com ou sem a presença de arco eléctrico. Os principais efeitos de uma descarga electrostática sobre um equipamento electrónico podem ser resumidos da seguinte forma2: danos definitivos; degradação de desempenho; interferência electromagnética. Uma descarga electrostática normalmente afeta um equipamento durante sua instalação ou transporte, ou durante sua manutenção, ao ocorrer contacto directo com os seus circuitos electrónicos. A seguir é feita uma apresentação dos efeitos das ESD´s. Veija por Exemplo este Video!

As soluções para evitar os efeitos ESD são: Existem diferentes formas de atenuar o efeito das descargas electrostáticas ou mesmo impedir sua ocorrência2. As soluções em geral são simples e de custo reduzido, permitindo um efectivo ganho de confiabilidade em processos de manutenção, operação e armazenagem de equipamentos e componentes. As principais técnicas são apresentadas a seguir:

6.1 Utilização de acessórios adequados

Como regra geral, jamais deve-se manusear o circuito electrónico de um equipamento desnecessariamente. Quando tal procedimento for necessário no caso de instalação ou manutenção de um equipamento ou cartões electrónicos, deve-se sempre utilizar medidas de prevenção, apresentadas a seguir:

a) Pulseira anti-estática:

b) Manta dissipativa:

c) Armazenamento:

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Constituição de um Computador

Hoje vou falar um pouco sobre a constituição de um computador…

Um computador é constituído por dois elementos básicos: Hardware e Software .

HARDWARE:

O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.

Os componentes de Hardware estão agrupados em dois conjuntos: Unidade de sistema e periféricos

  • A unidade de sistema tem:

Processador - é o "cérebro" do computador. Este é responsável por executar todas as funções existentes no computador.

Memória RAM - (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória primária que permite a leitura e a escrita, em sistemas electrónicos digitais. A memória RAM é volátil, isto é, todos os dados se perdem quando o computador está desligado. Existe também a memória ROM, que armazena permanentemente os dados.

Disco Rígidotambém conhecido por HardDisk (HD), serve para armazenar sempre os dados até estes serem removidos, precisamente o contrário da memória RAM… Se o computador estiver desligado, não se perdem dados nenhuns.

Placa principal (motherboard)é a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador, desde o processador, memória RAM, discos, placas de som, entre muitos outros

Placa de vídeo ou placa gráficaé um componente do computador que envia sinais deste para o monitor, para que possam ser apresentadas imagens ao utilizador.

Placa de Somé um dispositivo que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico-Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente.

Drives de Disquete e CD-ROMA disquete consiste numa espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. O drive de CD-ROM é, essencialmente, o dispositivo que lê CD’s.
- Aqui encontra-se uma lista dos diferentes tipos de drives de CD-ROM que existem:

CD-ROM: serve apenas para ler CD's;CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs;CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CD’s; DVD-RW (gravador): este drive é um dos mais completos, pois lê e grava CD’s, assim como lê e grava DVD’s.

Periféricos – são os os dispositivos de entrada ou saída de dados.
Barramento (bus) - é o conjunto de fios condutores que permite a comunicação entre os vários componentes internos do computador.


Fonte de Alimentação - Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por 4 blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.
  • Os periféricos típicos são:

Teclado - O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.

Rato - O rato (português europeu) ou mouse (português brasileiro) é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse tem como função movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã (português europeu) ou tela (português brasileiro) do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e softwares que permitem personalizarmos o cursor do rato. Monitor - Um monitor de vídeo, ou simplesmente monitor, é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem.Joystick - Um joystick é um periférico de computador e Videogame pessoal ou um dispositivo geral de controle que consistem em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.
O joystick é usado freqüentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador.
SOFTWARE:

O software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.
Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste, etc.