quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Constituição de um Computador

Hoje vou falar um pouco sobre a constituição de um computador…

Um computador é constituído por dois elementos básicos: Hardware e Software .

HARDWARE:

O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.

Os componentes de Hardware estão agrupados em dois conjuntos: Unidade de sistema e periféricos

  • A unidade de sistema tem:

Processador - é o "cérebro" do computador. Este é responsável por executar todas as funções existentes no computador.

Memória RAM - (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória primária que permite a leitura e a escrita, em sistemas electrónicos digitais. A memória RAM é volátil, isto é, todos os dados se perdem quando o computador está desligado. Existe também a memória ROM, que armazena permanentemente os dados.

Disco Rígidotambém conhecido por HardDisk (HD), serve para armazenar sempre os dados até estes serem removidos, precisamente o contrário da memória RAM… Se o computador estiver desligado, não se perdem dados nenhuns.

Placa principal (motherboard)é a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador, desde o processador, memória RAM, discos, placas de som, entre muitos outros

Placa de vídeo ou placa gráficaé um componente do computador que envia sinais deste para o monitor, para que possam ser apresentadas imagens ao utilizador.

Placa de Somé um dispositivo que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico-Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente.

Drives de Disquete e CD-ROMA disquete consiste numa espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. O drive de CD-ROM é, essencialmente, o dispositivo que lê CD’s.
- Aqui encontra-se uma lista dos diferentes tipos de drives de CD-ROM que existem:

CD-ROM: serve apenas para ler CD's;CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs;CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CD’s; DVD-RW (gravador): este drive é um dos mais completos, pois lê e grava CD’s, assim como lê e grava DVD’s.

Periféricos – são os os dispositivos de entrada ou saída de dados.
Barramento (bus) - é o conjunto de fios condutores que permite a comunicação entre os vários componentes internos do computador.


Fonte de Alimentação - Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por 4 blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.
  • Os periféricos típicos são:

Teclado - O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.

Rato - O rato (português europeu) ou mouse (português brasileiro) é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse tem como função movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã (português europeu) ou tela (português brasileiro) do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e softwares que permitem personalizarmos o cursor do rato. Monitor - Um monitor de vídeo, ou simplesmente monitor, é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem.Joystick - Um joystick é um periférico de computador e Videogame pessoal ou um dispositivo geral de controle que consistem em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.
O joystick é usado freqüentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador.
SOFTWARE:

O software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.
Tecnicamente, Software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o Processo de Software, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais, especificações, planos de teste, etc.

Sem comentários: