quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Protecção Electrostática – ESD (ElectroStatic Discharge)

A descarga electrostática é um fenómeno das descargas electrostáticas (ESD, do
inglês electrostatic discharge), apesar de amplamente conhecido, é negligenciado em muitos casos, principalmente no âmbito da manutenção de equipamentos electrónicos instalados junto ao sistema eléctrico de potência (relés, cartões electrónicos, controladores lógicos programáveis, etc.). Este trabalho tem por finalidade a apresentação de uma visão geral sobre os possíveis efeitos das descargas electrostáticas. Serão apresentadas medidas preventivas contra o Problema, visando a uma maior eficiência no processo De manutenção, além de maior confiabilidade na Operação de equipamentos sensíveis instalados em Subestações, usinas e outros.
As descargas electrostáticas provocam no momento em que um indivíduo carregado toca em algum ponto aterrado, a energia potencial acumulada em seu corpo é descarregada. A descarga pode ocorrer pelo contacto directo de alguma parte do corpo humano ou através de algum objecto metálico segurado pelo indivíduo (por exemplo, uma chave de fenda não isolada). Em função da energia acumulada no corpo, a descarga pode ocorrer com ou sem a presença de arco eléctrico. Os principais efeitos de uma descarga electrostática sobre um equipamento electrónico podem ser resumidos da seguinte forma2: danos definitivos; degradação de desempenho; interferência electromagnética. Uma descarga electrostática normalmente afeta um equipamento durante sua instalação ou transporte, ou durante sua manutenção, ao ocorrer contacto directo com os seus circuitos electrónicos. A seguir é feita uma apresentação dos efeitos das ESD´s. Veija por Exemplo este Video!

As soluções para evitar os efeitos ESD são: Existem diferentes formas de atenuar o efeito das descargas electrostáticas ou mesmo impedir sua ocorrência2. As soluções em geral são simples e de custo reduzido, permitindo um efectivo ganho de confiabilidade em processos de manutenção, operação e armazenagem de equipamentos e componentes. As principais técnicas são apresentadas a seguir:

6.1 Utilização de acessórios adequados

Como regra geral, jamais deve-se manusear o circuito electrónico de um equipamento desnecessariamente. Quando tal procedimento for necessário no caso de instalação ou manutenção de um equipamento ou cartões electrónicos, deve-se sempre utilizar medidas de prevenção, apresentadas a seguir:

a) Pulseira anti-estática:

b) Manta dissipativa:

c) Armazenamento:

Sem comentários: